sábado, 7 de julho de 2012

Nossas meninas abandonadas e doentes, recuperadas, já estão em novo lar

Depois de meses de sofrimento pela internação para tratamento e recuperação do seu estado físico, assim como o psicológico pelo abandono na enfermaria, nossa assistida (S) de 5 anos teve alta e foi para a casa de sua avó já com o processo para adoção dela e de sua irmã (D) de 2 anos bem avançado. A SAPE, assim como todo o corpo técnico médico da enfermaria da pediatria não mediram esforços para dar as condições de melhora e a oportunidade de uma nova vida para as duas meninas.

A SAPE contribui com todo apoio na retira da 2ª. via da certidão de (S) e condições quanto  a orientação jurídica e o apoio material para a avó ir tirar a certidão da (D) que com seus 2 anos, que até hoje não tinha sido registrada.

Diante dessa emblemática situação vivida por todos na HUGG, a SAPE  resolveu usar esse caso como piloto, e antecipar a implantação do seu projeto de apoio direto as famílias das crianças que tiveram alta hospitalar da enfermaria da HUGG, após internação de tratamento de patologias graves. Que sejam filhos de mães soropositivo e em situação social de alto risco, como forma de minimizar ao máximo o ciclo miséria-doença-internação-casa-reinternação-risco de vida que acompanha a maioria desses casos.

A metodologia a ser aplicada se apoia na comprovação de que uma criança, após alta de internação hospitalar precisa ter um bom ambiente e condições que a cercam para reagir ao tratamento. Extrema pobreza, baixo padrão de salubridade das residências e a falta de condições de continuidade do tratamento, por exemplo, são aspectos que sinalizam a grande possibilidade da criança retornar com a doença agravada, aumentando, assim, os casos de reinternação. Num ambiente em casa saudável e com condições mínimas, a criança e a família adquirem autoestima e tendem a ter uma recuperação mais rápida.
A menina (S) recebendo seu enxoval
e de sua irmã da madrinha na sala da SAPE

Os primeiros passos com as menores (S) e (D) foi inscrevê-las no Programa do Leite da SAPE, para receberem periodicamente o apoio nutricional das meninas e o suporte de alimentação com a doação de uma cesta básica mensal para até 4 membros de suas família, assegurando a todos uma boa alimentação e itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa.

De imediato, no momento da alta, foi disponibilizada a cota de leite de fórmula infantil especial com proteína de soja para (S) conforme orientações medicas e de leite integral e complementos para (D).  Também, com o patrocínio da nossa voluntária madrinha do projeto “Cheguei, to indo para casa”, foi entregue a cada uma das meninas um enxoval completo com um conjunto de roupa de uso diário e de passeio, itens de higiene pessoal e cobertores.

A alegria de (S) recebendo e agradecendo aquilo que estava recebendo, gratificou a todos que até lutaram pela saúde, a alta delas e o novo lar junto a sua avó.

Os próximos passos do Projeto da SAPE visando a assistência as duas meninas é fazer a visita domiciliar e avaliar as condições diretas e necessidades locais de forma a que as mesmas tenham uma saúde saudável.

Quem desejar conhecer em detalhes o Projeto ou ajudar pode nos escrever sape.amigos@terra.com.br.

Nenhum comentário: