segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fenômeno preocupante - Os desafios são muitos para enfrentar essa nova onda de disseminação da Aids

Presidência da SAPE publica texto sobre AIDS no Dia Mundial da luta contra AIDS

É hora de analisar o porquê de a Aids continuar se alastrando entre dois grupos extremos: jovens e próximos à terceira idade. No Rio, a Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle, que atualmente assiste 122 crianças recém-natas em risco social, em especial as filhas de mães portadoras do HIV, identificou dados que chamam a atenção para fenômenos preocupantes. Estudo realizado com mães portadoras do vírus demonstra que na gestação estas tinham idades consideradas precoces ou tardias para engravidar.

Mães jovens só tomam conhecimento da infecção no exame pré-natal. Agrava o fato de a iniciação sexual de meninas vir acontecendo cada vez mais cedo, em média aos 13 anos, quase sempre acrescida da gravidez. O segundo grupo identificado — gestação tardia — apresenta uma particularidade que também chama a atenção: a ocorrência da segunda gestação de uma mãe que já se sabia soropositiva no parto anterior. Este fenômeno está relacionado ao sucesso no tratamento do primeiro filho, que impediu a transmissão vertical, e à melhora da condição física. Talvez isso seja o efeito perverso do avanço no tratamento.

Leia texto completo acessando o link do O Globo – clique aqui

Referência:

Jornal O Globo - Dia 01dez2011
Coluna - Opinião - pg. 07
ORLANDO PEREIRA é presidente da Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle (Sape).

Um comentário:

Márvio C Maia disse...

Nós Motociclistas, estaremos visitando a SAPE, nesse Sábado dia 10 de Dezembro, gostaríamos de Saber as necessidades do mês ?

Márvio Maia