quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reinaugurada a enfermaria da Pediatria da HUGG

Com nova pintura e piso, mobiliários e também uma brinquedoteca foi reinaugurada, hoje dia 15 junho 2011, as instalações da Enfermaria da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle. A solenidade contou com a presença de grande parte do quadro técnico envolvido nas atividades operacionais da enfermaria, o Reitor da UNIRIO Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, o Diretor Geral do Hospital Prof. Antonio Carlos Iglesias, o Chefe da Pediatria do HUGG, Prof. Edson Liberal e diversos convidados, entre eles o Prof. Dr Azor Presidente da FUNRIO e do Conselho da SAPE.

Também estiveram presente, alguns envolvidos com a SAPE como o Presidente da Sociedade Orlando S Pereira, um dos seus padrinhos - Roberto Dinamite que se dedica a causa como pessoa, independente da funções parlamentares e de Presidente do Vasco da Gama, valendo o registro de que na ocasião foi muito saudado e tietado como Campeão do Brasil. E como motociclistas alinhado a nossa causa – ABRACE ESTA CAUSA, esteve presente o motociclista Cláudio Contenville Presidente do Moto Sapiens MC.

A nova enfermaria pediátrica, além de receber ambientação infantil, com pintura realizada pela artista plástica Glaucia Reyes, professora de Cenografia do Centro de Letras e Artes (CLA/UNIRIO) que explorou de forma original, motivos que privilegiam a relação com a natureza como os animais e plantas e motivos da cultura dos povos. O cuidado com a temática o uso das cores, a escolha do material utilizado nas pinturas foi objeto de especial atenção. “Tivemos a preocupação de usar um material atóxico, inofensivo, durável, lavável e específico para artes plásticas. Tudo para evitar o risco de contaminação, principalmente nas áreas de isolamento”, explicou a Profa. Glaucia.

Dotada de 15 leitos, a enfermaria pediátrica agora possui dois aparelhos de televisão LCD de 51”. O projeto arquitetônico também contemplou a colocação de poltronas que possibilitam aos acompanhantes terem conforto durante a noite, estendendo a preocupação com a humanização, não só no atendimento aos pacientes, mas também, àqueles que acompanham diretamente o processo de recuperação das crianças.

A brinquedoteca, composta por vários tipos de brinquedos e jogos educativos, acompanha o que atualmente é feito de mais moderno em ambientes hospitalares que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação, com o objetivo de humanizar o atendimento e diminuir o trauma da doença. “A palavra-chave de todo o projeto de reforma da enfermaria é a humanização através da arte. Oferecendo um ambiente mais humanizado e tomara que possamos contribuir para que os pacientes e seus acompanhantes possam se desligar um pouco dos momentos tão sensíveis, tão difíceis, oferecendo um ambiente lúdico, mais suave e colorido”, avalia o Prof. Liberal.

Na oportunidade todos que tiveram a oportunidade de falar, destacaram os trabalhos e o apoio da SAPE para com o Hospital e na concretização das reformas da enfermaria. Foi enfatizado que a construção do ambiente da enfermaria pediatria começou a partir de um esforço concentrado do Dr. Azor há uns 30 anos, tendo sua primeira implementação a construção do CTI pediátrico que teve o apoio direto do Roberto Dinamite e agora todo aquele ambiente recebe novos avanços com a sua reinauguraçao.

Orlando Pereira, Presidente da SAPE em suas palavras mostrou o quanto é importante à parceria entre a visão médica e o apoio social para as crianças e suas famílias com resultados voltados a vida. Na oportunidade também destacou e agradeceu publicamente aos parceiros como os motociclistas que diretamente contribuíram com parte da aquisição do material de pintura e o Portal da Cabala que forneceu as condições para implementar e dar manutenção na pedagoteca criada na enfermaria reinaugurada.

Veja link do álbum de fotos da inauguração da Enfermaria da Pediatria do HUGG postado pela Comunicação da UNIRIO. http://bit.ly/EnfermariaPediatria

Nenhum comentário: