quinta-feira, 16 de junho de 2011

Unicef quer acabar com infecções do HIV em crianças e reduzir em 30% novos casos do vírus entre jovens

Com o tema Unidos com as crianças e os adolescentes – Unidos vamos vencer a aids!, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, no inicio deste mês em Nova York, durante um evento paralelo a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre a Aids, uma campanha global que tem como desafio ajudar a eliminar novas infecções pediátricas por HIV e conseguir uma redução de 30% de novas infecções entre os jovens.

Um dos objetivos da iniciativa é envolver líderes mundiais e a sociedade civil, para que se cumpram os compromissos pelas crianças, jovens e mães na resposta global à aids.

"Em todos os nossos esforços, devemos ter como alvo as crianças e as mães mais vulneráveis. Tratamentos que salvam vidas apenas salvam vidas se forem acessíveis, estiverem disponíveis e chegarem àqueles que mais precisam", disse Anthony Lake, Diretor Executivo do Unicef. "O esforço global para alcançar uma geração sem aids só poderá ter êxito se combinarmos nossa ação a nossas palavras e nossos compromissos”, completou.

Anterior à Reunião de Alto Nível sobre a Aids, o UNICEF apresentou o relatório global Oportunidade na Crise: Prevenção do HIV do início da adolescência ao início da vida adulta (somente em inglês), que destaca os riscos que os adolescentes enfrentam na transição para a idade adulta e mostra pela primeira vez dados de infecções por HIV entre os adolescentes mais jovens.

O documento, segundo o Unicef, identifica os fatores que elevam o risco de infecção entre adolescentes e jovens – especialmente meninas e mulheres –, bem como as oportunidades para fortalecer os serviços de prevenção e desafiar práticas sociais nocivas.

"Dez anos atrás, os líderes mundiais assumiram a promessa de reduzir a prevalência do HIV nos jovens, globalmente, em 25% até 2010 – uma meta que, apesar do progresso, não conseguimos alcançar", disse Martin Mogwanja, Diretor Executivo Adjunto do Unicef.
"No entanto, chegar a uma geração de crianças nascidas livres do HIV está ao nosso alcance. Para conseguir isso, devemos acelerar os esforços para fornecer um pacote de intervenções de eficácia comprovada para alcançar os jovens no momento certo em sua vida."

Embora a prevalência do HIV tenha diminuído globalmente em cerca de 12% entre os jovens na última década, estima-se que 2.500 são infectados a cada dia, segundo o relatório Oportunidade na Crise.

As pessoas entre 15 e 24 anos representam 41% das novas infecções entre adultos com mais de 15 anos de idade em 2009. E, no grupo etário de 10 a 19 anos, os novos dados estimam que 2 milhões de adolescentes (de 1,8 milhão a 2,4 milhões) estão vivendo com o HIV. A maioria deles vive na África ao sul do Saara; a maioria, mulheres; a maioria sem conhecimento do seu status sorológico.

Para ajudar a aumentar a conscientização sobre o impacto devastador do HIV em crianças e a necessidade de mantê-las no centro das estratégias globais de prevenção, proteção e tratamento do HIV, o embaixador do Unicef Lang Lang vai tomar as ruas de Nova Iorque neste mês. Imagens e mensagens de Lang Lang deverão aparecer através da cidade desde em táxis até na Times Square.

"Muito mais precisa ser feito para ajudar as crianças mais vulneráveis – especialmente aquelas que perderam um pai, um professor, um profissional de saúde ou outro ente querido devido à aids", disse Lang Lang, explicando sua decisão de lançar a campanha de sensibilização.

"Este é um problema global que requer uma resposta global. Nós todos temos um papel a desempenhar, e precisamos agir com urgência para ajudar a assegurar que a vida das crianças e a vida de seus familiares sejam salvas e melhoradas".

Fonte: Redação da Agência de Notícias da Aids
Dia 16/06/2011 - 16h25
http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=17087

Imagem do Site

Nenhum comentário: