sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Trote Solidário de Medicina da UNIRIO 2017.1

Recepcionamos na SAPE, no dia 22 fevereiro 2017, os jovens da Comissão de Trote da Faculdade de Medicina da UNIRIO para discutirmos a montagem do trote Solidário de Medicina para recepcionarem os calouros de 2017.1 e seus desdobramentos.

Essa prática, ao invés de trotes de outras conotações, tiveram seus primeiros passos em 2012, numa iniciativa conjunta da SAPE e o grupo de veteranos de Medicina da UNIRIO, que recepcionaram a turma 2012.1. Até hoje, todo ano, esse tipo de iniciativa rende bons frutos quando a sua forma diferenciada e solidaria de recepção dos calouros e na arrecadação de itens como leite necessário para a SAPE atender seus assistidos.


Com a alegria dos resultados e diante de iniciativa tão digna daquela primeira iniciativa, em 2012, a SAPE, pensando que aqueles calouros na época recepcionados, seriam daqui à alguns anos, os profissionais de saúde que iriam cuidar de nossas crianças, resolveu inaugurar um painel com a foto do grupo de calouros, junto com as representantes do grupo de veteranos que os recepcionaram e tiveram a ideia desse Trote Solidário.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Corrida da APPAI em Niterói arrecada leite para a SAPE

No dia 19fevereiro – domingo – dia que mudou o horário de verão, às 8hs, lá estávamos na Praia de São Francisco – Niterói, acompanhando a “Corrida Fala menos e corre mais” que comemorou o dia do esportista. Essa foi mais uma ação da nossa parceira APPAI – Associação Beneficente dos Professores PúblicosAtivos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro que através do projeto da área de Programa de Projetos e Ações Sociais – PPAS – com a atividade “Benefícios Caminhadas e Corridas” arrecadam latas de leite nas corridas junto aos participantes para serem distribuídas às entidades parceiras.

Nesse evento, foi possível uma arrecadação de aproximadamente 700 latas de leite, que foram distribuídas para as instituições “Porta Estreita”, “Resgatando Vidas” e a "SAPE". Fomos contemplados com 296 latas que muito ajudou no fechamento da cota do mês a ser entregue aos assistidos no final de fevereiro/2017.


Estamos sempre agradecendo aos parceiros da APPAI o apoio que recebemos por nessa parceria e a atenção da Equipe da PPAS.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sábado Solidário da SAPE fevereiro 2017

Temos que registrar que o Sábado Solidário da SAPE (SSS) que aconteceu no dia 11fevereiro, foi de muita arrecadação dos itens de maior necessidade do mês, muito alegre e com boas conversas com os apoiadores da SAPE presentes e em especial aqueles novatos que estão se integrando a nossa rede de apoiadores. Foi considerado pelo grupo de novatos, que a ideia e a forma de realização do SSS é muito interessante. Conforme afirmação de um deles “foi uma surpresa agradável, ter esse contato direto com a Sociedade, conhecer a dinâmica dos trabalhos, conhecer a variedade de projetos e a forma de articulação da rede de amigos em torno da causa e em especial saber dos bons resultados alcançados em relação a saúde das crianças e de suas mães”.

Nesse dia, tivemos a presença de 55 pessoas, sendo 5 do grupo de motociclistas engajados em nossa causa. Destacamos a presença de 07 novos doadores que lá estiveram para levar sua doação, sendo que alguns foram acompanhados de familiares. Desses novos, uns até se mostraram interessados em saber como se engajar mais diretamente em atividades de apoio a nossa causa, saindo de lá com motivados para pensarem em algum projeto que possa diretamente implementar.

A atração e mobilização dos novos doadores, é uma das ações que estamos dando muita ênfase nesse período como forma de compensar algumas situações de ausência de amigos, que por motivos diversos não estão contribuindo. Entendemos muito bem o que deve estar acontecendo para a ausência de alguns amigos, que devem estar envolvidos no turbilhão do atual momento social e econômico que estamos vivendo e em especial no Rio de Janeiro. 

Nas conversas com os presentes, esse ponto foi muito explorado, e discutimos sobre estratégias para aumentar o número de doadores para que possamos ter mais tranquilidade e sempre avançarmos na assistência das nossas crianças. A busca da adesão de novos apoiadores permanecerá que uma das prioridades e todos estão convidados a se engajarem na campanha “Traga um novo apoiador para a SAPE”. Nos empolga ver ideias pessoais de mobilização em grupos fechados de amigos e dar ciência do desdobramento do apoio como na imagem do FB. 


O balanço final do dia, registramos a arrecadação de 451 itens, com um saldo financeiro de R$ 1.875,00 em depósitos bancários e cheque, conforme balanço abaixo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Nosso Sábado Solidário de fevereiro acontecerá no dia 11 e como sempre, é uma grande oportunidade de batermos aquele papo.

A SAPE atende mensalmente cerca de 90 crianças que consomem aproximadamente 600 cotas de leite de 400gr (480 de leite integral e 120 Nestogeno 1 e 2) e outros itens já cobertos por amigos. Para completar o que falta, sempre passamos por aqui para convidá-lo a comparecer ao nosso Sábado Solidário e esse mês por ser mês par, teremos a presença dos Amigos Motociclistas.

Nossa necessidade é de Leite integral e Nestogeno Tipo 1 – pode ser lata de 400 ou 800gr.

Não podendo comparecer e querendo ajudar, pode fazer depósito em nossa conta corrente: Banco do Brasil (001), Agência: 0093-0, conta: 41418-2.

Qualquer dúvida pode nos escrever email: sape.amigos@terra.com.br 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

=> Quem é a SAPE

A SAPE
É a Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, fundada em 1992, sem fins lucrativos inscrita no cadastro Municipal do RJ com nº 01.372.256.

Missão: “Assistência e promoção humana das crianças atendidas na Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle, em especial às gravemente enfermas, com prioridade para aquelas em idade de aleitamento filhos de mães soropositivo sem condições materiais de sustento”.

Foco dos trabalhos: “prioridade no atendimento daquelas crianças em idade de aleitamento portadoras de vírus HIV/Ais ou filhos de mãe soropositivo, cujas famílias não tenham condições materiais de sustento e na formação de militância voltadas a prevenção da doença”.

Lema da SAPE: ABRACE ESTA CAUSA

Amplitude dos trabalhos: Programa do Leite -  Esse programa é a grife dos nossos trabalhos. Mensalmente nossas crianças assistidas receberam sua cota de leite, complementos alimentares e reforço infantil. Para as famílias dessas crianças são distribuída uma cesta básica de alimentos e um kit com itens de limpeza e higiene pessoal. Também, atendemos a demandas pontuais da pediatria e do ambulatório do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle adquirindo medicamentos especiais para alguma criança especifica e a realização de exames especiais fora da rede pública. Conheça todos os nossos outros projetos - clicando aqui

Contatos com a SAPE
Endereço provisório: Rua Mariz e Barros, 775 - entrada pela Rua Silva Ramos, no. 100 - fundos do Hospital. Telefone:. (21) 2568-0256 Email: sape.amigos@terra.com.br Plantão: de 2a a 6a. feiras das 09 às 12hs.