terça-feira, 17 de abril de 2012

RNAJVHA foi eleita para ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Juventude

A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-Aids (RNAJVHA) foi eleita para ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A votação aconteceu na quinta-feira passada ,12 de abril, durante a assembleia de eleição em Brasília. Esta foi a primeira vez que a Rede de Jovens concorreu a uma vaga no Conselho.

“A conquista de mais esse espaço político é muito importante para os jovens vivendo com HIV e aids, pois possibilita o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento da epidemia voltadas para a juventude”, ressaltou Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Para o coordenador nacional da RNAJVHA, José Rayan, “a eleição para o conselho é muito importante, pois possibilitará à rede acesso a um espaço de discussão política e controle social específicos para as questões da juventude. Trata-se de um conselho reconhecido mudialmente e representar a rede nesse fórum é, pessoalmente , motivo de orgulho”.

Para Rayan, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que o movimento de aids participa de um conselho desse porte.

O Departamento de Aids informa que tem apoiado a logística da participação da rede nessas reuniões por entender que a parceria com a Secretaria da Juventude agrega um conjunto de questões que podem colaborar para os vários contextos do viver e juventude, potencializando as ações da Rede voltadas para adolescentes e jovens vivendo com HIV e aids em programas do Governo Federal.

Criado em 2005, o Conjuve é composto por sessenta membros, sendo um terço de representantes do poder público e dois terços da sociedade civil. A Rede de Jovens vai ocupar uma das quatro cadeiras da categoria Fóruns e Redes da Juventude no Conselho.

Fonte: 14/04/2012 - 8h - Redação da Agência de Notícias da Aids com informações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - Link

Nenhum comentário: