segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aumentam os casos de AIDS entre idosos

Setembro é o mês do idoso e a data chama a atenção para uma realidade preocupante. As pessoas da terceira idade estão cada vez mais saudáveis, fazem atividades físicas e mantêm maior convívio social do que há alguns anos.

Como consequência, uma vida sexual mais ativa. O fato é motivo de alerta por ser considerado uma das causas para o aumento do número de portadores do vírus HIV. De acordo com levantamento do Serviço Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), em Maringá, dos 1.776 pacientes atendidos, 87 têm mais de 60 anos.

O relatório mostra que em 2009, os idosos representavam 5% do total de atendidos e neste ano o número subiu para 7%. Do início de 2011 até o dia 9 de setembro foram registrados 26 óbitos causados pelo vírus HIV e destes, dois foram de pessoas com idade acima de 60 anos e nove com mais de 50 anos.

A morte mais recente registrada foi de um idoso de 79 anos. Segundo a coordenadora do Serviço Municipal de DST/Aids, Eliane Biazon, muitos idosos não fazem a prevenção, ficam sabendo da doença quando o caso já está grave e não há mais condições de tratamento.

A coordenadora também observa que a maioria não tem a cultura de usar preservativos e não foi educada a se prevenir. "Eles são muito resistentes a esse tipo de prevenção e em contrapartida não ficam mais em casa como antigamente. Eles passeiam, frequentam bailes, fazem academia e tudo isso aumenta o convívio social e consequentemente as relações sexuais."

Outro fator que impede a utilização do preservativo masculino, segundo a coordenadora, é que os homens na terceira idade possuem um período de ereção mais curto e temem diminuir esse tempo com a colocação do preservativo.

De acordo com a coordenadora do DST/Aids, os idosos devem utilizar junto com a "camisinha", um gel lubrificante. "A mulher, nessa idade, possui uma secura vaginal, o que pode dificultar a relação. Utilizando o gel, a penetração vai ocorrer com mais facilidade.", explica.

O alerta da Secretaria de Saúde é que os idosos que tiveram mais de um parceiro sexual no último ano e não usaram preservativo façam o teste para saber se estão infectados com o vírus HIV. "Para solicitar o teste não é necessário encaminhamento do posto ou hospital. Basta solicitar o exame", diz Eliane.

Levantamento
60% é quanto o número de idosos com aids aumentou em 5 anos, segundo o Emílio Ribas, em SP, maior hospital de infectologia da América Latina.

Fonte:
O Diário.com – Maringá/PR
Talita Amaral
Dia – 25/set/2011

Nenhum comentário: