segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SAPE esta recrutando psicólogos voluntários

A SAPE esta montando um cadastro de profissionais Psicólogos que se disponham a dedicar, como voluntário, no atendimento e acompanhamento psico-social de pelo menos uma criança assistida pela SAPE e seu responsável e que sejam soropositivo, maior de 8 (oito) anos e residente nas proximidades do consultório. Já temos um projeto escrito e estamos dispostos a discutir com aqueles interessados.

A idéia do atendimento no consultório e perto da residência dos mesmos é porque nossas crianças já têm muita demanda e necessidade de presença a consulta ambulatorial freqüente no Hospital. O nosso público alvo desse projeto que são os maiores de 8 anos, muitas das vezes são obrigados a faltar a escola, por prioridades médicas. Entendemos que um acompanhamento psico-social, num primeiro momento irá demandar consultas freqüentes, deva ser realizado o mais próximo da residência das mesmas como forma de evitar ausência a aulas ou evasão do tratamento.

Temos crianças moradoras em diversos bairros do grande Rio, zona oeste, baixada fluminense, região de Niterói e outros municípios.

OBJETIVO DO PROJETO
Ajudar os responsáveis das crianças pré-adolescentes e as mesmas, a lidarem com o HIV / Aids enquanto doença, enquanto estigma, preconceito, com as dúvidas e inseguranças relacionadas ao desenvolvimento do corpo e da sexualidade e, principalmente com a condução da revelação desse diagnóstico.

Além disso, tem-se o intuito de proporcionar às famílias e as crianças a visão de sua responsabilidade social enquanto cidadão para conviver com a doença, melhoria dos cuidados e adesão ao tratamento. Em se tratando das crianças e pré-adolescentes é também objetivo, mostrar que eles podem vencer preconceitos, se inserir no meio social e se desenvolver dentro de suas possibilidades, sendo responsáveis em se cuidar e cuidar dos parceiros que venham a se relacionar.

Para maiores detalhes podem nos escrever sape.amigos@terra.com.br

Nenhum comentário: