segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A geração Covid: o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças

Crianças que nasceram e começaram a crescer durante o isolamento social estão mais sujeitas a obstáculos psíquicos e sociais que limitam uma infância plena.

Ilustração: Marcella Tamayo

A conta chegou! Como era de esperar, a pandemia deixou cicatrizes no desenvolvimento dos nossos filhos. É o que documentam os primeiros estudos sobre a chamada Geração Covid, aquela que nasceu ou cresceu durante o período de restrições desencadeadas pelo coronavírus.

Com o isolamento social e uma rotina distante de outras crianças e da escola, boa parte dos pequenos teve experiências limitadas numa etapa da vida marcada por descobertas e a exploração do mundo. O universo ficou confinado às paredes de casa, a interação com os outros encolheu e o acesso à educação e às opções de lazer também saiu prejudicado.

Já dava para antever os efeitos desse cenário conturbado no desenvolvimento físico, psíquico e emocional dos mais novos. E, de fato,  a ciência desnuda agora as consequências. 

Uma pesquisa da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, comparou a evolução esperada de bebês de 6 meses nascidos antes e durante a pandemia.

Leia mais clicando aqui

Fonte: Por Daniella Grinbergas - 29 ago 2022,
Ilustração: Ilustração: Marcella Tamayo/SAÚDE é Vital
Site: Veja saúde

Nenhum comentário: