segunda-feira, 5 de junho de 2017

ONU e governo defendem que debate sobre AIDS saia das esferas de especialistas e chegue até a sociedade

Foto: UNAIDS Brasil/Rafael Neddermeyer
Em evento que reuniu em São Paulo, na terça-feira (30), youtubers e ativistas para discussões sobre juventude, direitos e HIV, representantes do governo e especialistas defenderam que o debate sobre a epidemia de AIDS precisa mobilizar a sociedade civil. Encontro foi o primeiro da série de conversas #EseFosseComVocê, uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Diálogos foram moderados pela jornalista Glória Maria que, no mesmo dia, foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da agência da ONU.

Antes das conversas, a diretora do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, lembrou dos avanços do Brasil contra o HIV. Um dos progressos mais recentes foi a decisão da pasta federal de incorporar o dolutegravir e a profilaxia pré-exposição (PrEP) no Sistema Único de Saúde.

Apesar das conquistas, o preconceito e a discriminação com indivíduos soropositivos perduram, alertou a especialista. “Nesse quesito, artistas, jornalistas, atletas e celebridades têm um papel fundamental, porque eles emprestam sua voz, seu talento, sua beleza e sua arte para formarem opinião e com isso contribuem para mudar essa realidade.”

Leia mais 

Fonte: Site ONU Br 

Nenhum comentário: