terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Visita ao Museu Astronomia foi uma sucesso

Todo início do ano escolar para as crianças assistidas da SAPE têm um colorido especial. É sempre reservado um dia para as atividades do Projeto da SAPE – Socialização e Cidadania . Em anos anteriores fizemos um a manhã no Shopping com sessão de cinema fechada, visia ao Clube Vasco da Gama - CRVG, passeio ao Jardim Botânico/RJ e visita ao Maracanã antes da Copa 2014, que é sempre uma oportunidade para às crianças e seu responsáveis terem uma experiência diferente, vivenciar coisas novas e a programação desse ano não foi diferente segundo Orlando Pereira, Presidente da SAPE.

As crianças assistidas pela SAPE, maiores 6 anos e com frequência regular aos estudos, foram convidadas e tiveram a oportunidade de uma experiência especial que foi a visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins em São Cristóvão/RJ.

A aventura começou no embarque do ônibus na estação de São Cristóvão com a recepção e a distribuição do lanche de chegada. Em seguida as crianças chegaram ao destino, numa das mais importantes instituições científicas do campo da Astronomia do Brasil,  a antiga sede do Observatório Nacional.


A reação dos assistidos e toda a comitiva da SAPE, segundo Pereira, foi o encantamento com o espaço e aquilo que eles podiam tocar e interagir. Temas e aparelhos só conhecidos apenas na sala de aula, ganharam vida no brilho dos olhos das crianças. Entre os espaços vistados por eles o que muito entusiasmou foi o Pavilhão da Luneta Equatorial de 21 cm que é utilizada na observação e fotografia da Lua e de cometas. Esse pavilhão foi construído em 1916.

“O objetivo foi mostrar às crianças as relações dos seus estudos em sala de aula e a criação cientifica, influenciando-as para novos horizontes  em suas vidas e temos certeza que em cada visita o grupo carrega um pedaço daquilo que viu”, uma prática lúdica educativa, explica Pereira. “Adorei mexer na máquina e ver o resultado do desenho em 3D”, contou S, de 12 anos.

Como desdobramento da visita ao Museu, será o Concurso de Redação, Desenho e Fotografia, descrevendo um pouco da experiência vivida por eles. As peças produzidas serão expostas posteriormente numa exposição, para contar.
Retirada das mochilas
Para fechar o dia, no espaço do Café das Estrelas do Museu, foi feito um lanche e a distribuição do Kit escolar composto de 46 itens como 6 cadernos, 10 canetas, mochila, porta lápis, kits de pintura etc. Uma das mães agradeceu e disse “que esperava por esse dia, para que o seu filho pudesse ter uma mochila nova e o material básico para ir as aulas”. 

O pegar a mochila é sempre o ponto alto para as crianças, pois cada uma pode pegar aquela que lhe mais interessa. E assim a visita foi encerrada com chave de ouro.

Representantes da APPAI, 
do SINTTEL/RJ e da SAPE
Toda a estrutura do passeio foi montado junto a dois parceiros da SAPE que sempre ajudam a promover essa atividade. A APPAI que cuidou e patrocinou o transporte, dos dois lanches o da chegada e o da saída e fez a distribuição de sacola, uma camiseta de pano UV protection FPU 60 e uma cofrinho POUPANÇUDO. O SINTTEL/RJ, como faz a 5 anos, fez a distribuição de 29 kit escolares completos montados em mochilas, tudo cuidadosamente adquiridos e com registro e selo de segurança do INMETRO.
Orlando Pereira - Presidente SAPE
e kit escolar
 

Os organizadores da atividade presente ao passeio, mais uma vez ficaram encantados com os ressaltados da atividade onde os 16 assistidos presentes e seus responsáveis, aproveitaram ao máximo cada experiência e se comportaram muito bem o que é sempre um incentivo para que se repitam a ação.

Referências: 
1) Sinttel/RJ – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas/RJ - 

2) APPAI – Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do RJ

Nenhum comentário: