segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O Sábado Solidário da SAPE após o Carnaval 2015

Sr Adolfo Berger com Sr João da SAPE
Nosso Sábado Solidário de fevereiro/2015, foi diferente em vários sentidos. Para começar, foi realizado no terceiro sábado do mês, e não no segundo com é o padrão, por conta do período do carnaval. Tivemos a presença de dois novos doadores, como foi o caso do Adolfo Berger que ao comemorar seu aniversário, promoveu uma festa solidaria na qual a comemoração era o aniversário dele, mas o presente foi a arrecadação de leite para as nossas crianças assistidas. E lá chegou com a mala do seu carro lotada e um grande sorriso de “dever cumprido”!

Tivemos, também, a grande satisfação de contar com a visita do novo Diretor do Hospital Gaffrée e Guinle Prof. Dr. Fernando Ferry em nosso ponto de recepção dos doadores dos Sábados Solidários. 

Ele nos brindou com um ótimo papo sobre as ações de seus primeiros dois meses de administração no HUGG e seus projetos, assim como o interesse no estreitamento das relações com a SAPE. Ratificando essa posição, ele, de imediato, ofereceu um novo local em condições mais nobres, para realizarmos os nossos Sábados Solidários, disponibilizando a entrada principal do Hospital pela Rua Mariz e Barros. “Um gesto tão significativo de solidariedade dos doadores a essa causa, merece ter uma recepção à altura” disse. 

Prof. Dr. Fernando Ferry - Diretor do HUGG, o Sr Adofo
- doador - e Fernando Moutinho Diretor da SAPE
Na oportunidade, o Prof. Ferry convidou os amigos da SAPE presentes para o acompanharem a uma visita ao Laboratório de Biologia Molecular do Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais (PPGHIV/HV), mostrando e falando dos mais modermos equipamentos ali instalados, como o sequenciador de DNA, que permite identificar o sequenciamento do código genético do HIV, e de um dispositivo chamado PCR Digital, capaz de detectar uma cópia do vírus em um mililitro de sangue.

“É uma máquina altamente sensível para determinar a carga viral do HIV e verificar a eficácia dos medicamentos para tratar o HIV. Assim, podemos oferecer aos pacientes um acompanhamento de melhor qualidade”, explicou o Dr. Fernando Ferry.

Orlando Pereira Presidente da SAPE e Geraldo Tinoco Doador
Também, nos falou do PPGHIV/HV, também coordenado por ele, que é um curso de mestrado profissional conduzido no HUGG cuja proposta é mesclar pesquisa com assistência aos enfermos, visando à promoção de um atendimento altamente sofisticado e à formação e capacitação de médicos e outros profissionais da área da saúde.

Para todos foi uma oportunidade significativa de conhecer o lado da tecnologia de vanguarda existente no HUGG, que, combinada com o lado social de apoio traduzidos nos projetos da SAPE, resulta numa significativa melhoria da qualidade de vida dos nossos assistidos. 

E por fim, mas mais vez, contamos com a carinhosa presença de diversos amigos doadores que nos proporcionaram, como sempre, significativa quantidade de itens para cobertura das nossas demandas prioritária no mês.
Nosso próximo Sábado Solidário será no dia 14 de março de 2015, em novo local que iremos divulgar mais adiante. Para os que ainda pretendam levar suas doações, temos o plantão diário de 2ª a 6ª feira, das 9 às 13hs, na sala da SAPE (junto à Enfermaria Pediátrica) e, caso precisem, façam contato pelo email sape.amigos@terra.com.br .



Nenhum comentário: