segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher: Nair Brito, uma das primeiras a conseguir do governo o coquetel anti aids

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Agência de Notícias da Aids presta uma homenagem a algumas mulheres que trabalharam ou que ainda trabalham no enfrentamento desta pandemia.

Saiba mais sobre a vida e trabalho de Nair Soares de Brito:

Nair Brito nasceu em 1960 numa fazenda de café em Marumbi, no Paraná. Chegou em São Paulo com sua família ainda criança. Estudou, brincou, namorou e casou. Aos 19 anos já nasceu o seu primeiro filho, quando sua vida ganhou novo significado.

Os anos se passaram e um novo desafio surgiu: diagnóstico de HIV positivo, doenças, necessidades, medos e amor. E novos aprendizados: unir forças para poder superar o descaso com saúde pública, ainda que fosse o último desafio.

Ela encontrou eco nesse grito com o GIV (Grupo de Incentivo à Vida). Foi nessa militância e com a Dra. Áurea Abadde, advogada e coordenadora do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA) de São Paulo, que moveu uma das primeiras ações no País exigindo que o Estado cumprisse seu dever de prestar atendimento com medicamentos às pessoas com HIV e aids.

Na sua luta era preciso dar aos portadores do vírus a oportunidade de encontrar uma chance para viver, pois até então só tinham uma: esperar pela morte. Com a iniciativa dela, os portadores do vírus venceram e hoje o acesso é possível.

Nair fez pedagogia na Universidade de São Paulo (USP), participou dos grupos Toque de Mulher, Rede Paulista de Mulheres com o HIV, e foi articuladora com a sociedade civil no Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.

Hoje, ela contribui para o Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, ICW–Rede Internacional de Mulheres com HIV/AIDS, Movimento Latino e Caribenho de Mulheres com HIV/Aids e com o Projeto Saber para Reagir em Língua Portuguesa, cujo objetivo é ajudar mulheres vivendo com HIV e aids dos países que falam português a lutarem pelos seus direitos.

Fonte: Site Agência de Noticias AIDS
Redação da Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário: