quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Comitê lembra que índices continuam alarmantes

O Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio deste ano, começa com solenidade no Palácio do Planalto, com a presença de representantes do Governo e sociedade civil. Durante o evento, que inicia a partir das 14h, pessoas e entidades, que contribuem na defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, serão homenageadas com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade, será lançado o caderno temático Direitos Sexuais, são Direitos Humanos. Em seguida, haverá a caravana Siga Bem Criança pela Esplanada dos Ministérios, terminando com show, às 16h, que conta com a participação de cerca de 1.300 crianças e adolescentes de diversas instituições e escolas do Distrito Federal e entorno.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes lembra que o respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Segundo dados do Disque 100, de maio de 2003 - data em que o serviço entrou em funcionamento -, até março deste ano, foram registradas 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. É importante ressaltar que cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas. A Bahia é o estado que aparece com o maior número de denúncias, de maio de 2003 a março de 2011, foram 7.708 casos. Logo após vem São Paulo com 7.297 e Rio de Janeiro com 5.563.

Campanha contra a exploração sexual mobiliza redes sociais

A campanha “Carinho de Verdade - um gesto contra a exploração sexual” faz parte das mobilizações do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ideia é abrir um debate franco sobre o problema nas redes sociais que tem o apoio de artistas, empresários, atletas e outras personalidades. A iniciativa, que começou no dia 18 de abril e quer atingir 50 mil tweets até este 18 de maio, é um desdobramento do programa ViraVida, do Serviço Social da Industria (SESI), que desde 2008 atua junto a jovens e adolescentes de 16 a 21 em situação de exploração sexual. Para participar, basta reproduzir #carinhodeverdade no twitter ou facebook.

Data: 16/05/2011
Fonte: Site_ Secretaria de Políticas para as Mulheres
Acesse site aqui

Nenhum comentário: