domingo, 13 de julho de 2008

13 julho se comemora o Dia Mundial do Rock

Do do rock para: "a todos os nossos filhos, e aos filhos do mundo". Em 13/07/1985 é realizado o Live Aid, megaconcerto montado por Bob Geldof do Boomtown Rats, com intuito de levantar dinheiro para ajudar a aliviar a fome em Etiópia na Africa. A música tema (We Are The World) conta com a participação de (quase) todos artistas presentes em ambos os concertos. Os shows foram feitos no Estádio Wembley, em Londres (com uma platéia de aproximadamente 72,000 pessoas – presentes o príncipe Charles e a princesa Diana) e no Estádio JFK na Filadélfia (aproximadamente 90,000 pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão.

Esta foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos - estima-se que 1,5 bilhão de espectadores tenham assistido a apresentação ao vivo em 160 países. O Live Aid arrecadou cerca de US$ 70 milhões.

Conhecido como o "Woodstock dos anos 80" O lendário Live Aid, teve apresentações, incluindo nomes como Madonna, David Bowie, Paul McCartney, Queen, Wham! e muitos outros. Nas 16 horas de shows também se apresentaram Duran Duran, Phil Collins, Dire Straits, U2, Bob Dylan e Led Zeppelin (tocando juntos pela primeira vez em muitos anos). A partir daí o dia 13 de julho foi batizado como Dia Mundial do Rock.

O grupo O Queen foi considerado o ponto alto do evento “tocou melhor e mais compassado do que nunca, e os maneirismos do vocalista Freddie Mercury levaram toda a platéia no Wembley a bater palmas em uníssono durante "Radio Ga Ga" e a cantar junto, verso por verso, "We Will Rock You" e "We Are The Champions". Outro momento que chamou a atenção do público foi quando David Bowie apresentou a canção "Heroes" e a dedicou a seu filho, e também "a todos os nossos filhos, e aos filhos do mundo".

Assista de parte da apresentação do Queen - vídeo de 7 minutos – Clique aqui

Nenhum comentário: