terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resultados do Sábado Solidário da SAPE – dia 10-setembro 2016


Foi uma manhã vibrante e de muitas conversas com os apoiadores da SAPE presentes, onde pudemos discutir várias questões e resultados alcançados pela Instituição, assim como, mais uma oportunidade para os amigos que compareceram se conhecerem, interagirem e trocarem ideias sobre experiências e formas de apoio a nossa causa. Tivemos a presença de 56 pessoas, com destaque para os 05 novos doadores que lá estiveram para conhecer nossos trabalhos e verificar como se engajar em atividades de apoio a nossa causa. A mobilização dos novos doadores se deu por diferentes canais de divulgação tais como o facebook, pelo repasse do nosso e-mail de convocação através de amigos e outros que vieram acompanhando tradicionais doadores. É de destacar, a presença do grupo de velhos amigos vindos de Araruama que mais uma vez compareceu para trazer o carinho e apoio a nossa causa e da agradável presença da mãe do nosso amigo doador Luiz Augusto, que com seus 95 anos de idade, lá compareceu, para pessoalmente levar seu apoio ao nosso trabalho junto das crianças.

O balanço final do dia, registrou a arrecadação de 471 itens e uma arrecadação financeira de R$ 1.350,00 em depósitos bancários, conforme balanço do dia apresentado no final do texto.
Um ponto muito explorado nas discussões versou sobre estratégias para continuarmos avançando, cada vez mais, na busca da adesão de novos apoiadores de forma a aumentar a rede de apoio e solidariedade à nossa causa. Dentro desse objetivo, ficam todos convidados a se engajarem na campanha “Traga um novo apoiador para a SAPE”.

O tema da Festa do Dia das Crianças (FDC SAPE 2016) foi outro assunto tratado, onde se discutiu o estágio da montagem e sua viabilidade tendo em vista a dificuldade de se conseguir tantos apoiadores quanto nos anos anteriores. A conclusão foi de que a festa deve ser adaptada às atuais condições, evitando-se despesas que comprometam recursos de apoio de doadores da SAPE que são, prioritariamente, destinados à aplicação direta aos assistidos. Dentre as medidas pensadas estão a reconfiguração do formato da Festa buscando formas de reduzir seus custos tornando-a mais autosuficiente. Foi mantida a ideia de que a Festa seja fechada, sendo admitidos somente os assistidos da SAPE e o grupo de apoio à execução do evento, que envolve os responsáveis pelas atividades e motociclistas.

Como resultado das discussões, destacamos as definições dos seguintes pontos: 1) iremos trabalhar sem a tenda grande, usando só as pequenas; 2) os itens de alimentação (cachorro quente, pipoca, biscoito e doces), serão vendidos para o pessoal de apoio e os visitantes da Festa que comprarão tickets no local. Foi unânime a opinião dos envolvidos, que a cobrança é uma forma de apoiar o evento que tem caráter beneficente. Somente os assistidos da SAPE irão receber os tickets grátis para uso na Festa, como sempre acontece. A SAPE divulgara a decisão de cobrança da alimentação para que todos estejam preparados; 3) Algumas novas atividades foram fechadas para a Festa tais como a montagem da barraca da Foto Maluca, a ideia de se fazer uma grande intervenção de dança com todos os presentes para filmarmos e gravarmos objetivando montar um clip de divulgação da SAPE e sua causa, cuidando para não expor nenhum assistido;  4) Iniciar a campanha de arrecadação de Cota(s) para aquisição dos presentes lembranças das crianças – ficou decidido que iremos manter o padrão de montarmos os KITs presente, padronizados por grupos de faixa de idade, composto de um brinquedo, uma peça lúdica e um item comum de lembrança da festa e para tanto iremos solicitar a doação de cotas no valor de R$ 30,00. Será enviado um botton eletrônico de agradecimento para aqueles que fizerem a doação e assim desejarem.

A SAPE irá divulgar na próxima semana um informativo específico da Festa comunicando os pontos em aberto para que todos tenham conhecimento do estágio atual e vejam no que podem contribuir.

Ainda, com o grupo presentes, outros pontos foram amplamente discutidos sobre alguns projetos da SAPE como:
·      Projeto Cheguei, Tô Indo Para Casa - Recebemos 3 (tres) novos conjuntos do KIT enxoval do Projeto, destacando a presença das articuladoras e doadoras desse Projeto - Marlyse e Fernanda -, que lá estiveram para acertar formas de atuação conjunta e fortalecimento do projeto e sua expansão para o atendimento das grávidas que chegam para o parto e que irão receber alguns apetrechos básicos para o momento da internação para o parto e suporte aos primeiros dias de resguardo.
·   Projeto Pegue, leve, leia e devolva – Discutiu-se com os presentes, sobre alternativas de mobilização de voluntários para conduzir e apoiar grupo de crianças, divididas por bairro / município de residência do voluntário e das crianças, apoiando-as na ida a bibliotecas no bairro, forma de acesso aos livros, desenvolvendo assim, o interesse e hábitos da leitura. Fica desde já, o convite estendido aos interessados em atuar como voluntário! Em face da natureza da atividade é desejável que tenha formação pedagógica.

·     Comemoração Mundial de Luta contra Aids – Corrida Rio Antigo - A Direção da SAPE passou informações sobre os avanços nas discussões junto ao nosso parceiro APPAI e aos organizadoras da Corrida Rio Antigo – Circuito Porto Maravilha que irá acontecer no dia 04-dez-2016, na qual a SAPE irá se inserir para promover no Rio de Janeiro, junto com o Hospital Gaffrée e Guinle, o Dia Mundial de Luta Contra Aids.




Nenhum comentário: