sábado, 5 de setembro de 2015

Palestra - Solidariedade, Cidadania e prevenção da doença HIV/Aids - para recrutas MMCL

Atendendo  convite da Direção do Museu Militar Conde de Linhares - MMCL, a Direção da SAPE e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG, no dia 03-set-2015, ministraram palestra para o grupo de recrutas recém integrados ao contingente do MMCL.  

A palestra que aconteceu nas instalações do Museu, faz parte do Projeto da SAPE “Solidariedade, Cidadania e divulgando a prevenção da doença HIV/Aids” que tem por objetivo realizar o trabalho preventivo e de conscientização junto a grupos que possam se beneficiar das informações e servirem de multiplicadores levando as informações recebidas para suas famílias e grupos próximos.Além de debater informações sobre o tema central da palestra, foi dada ênfase na discussão sobre os preconceitos e a discriminação que os soropositivos enfrentam. 

A apresentação foi dividida em dois tópicos. O primeiro abordou a visão Cidadania e Solidariedade, ministrada pelo Presidente da SAPE Sr Orlando Pereira e o outro tópico abordou diretamente as Doenças DST/AIDS com foco no HIV e foi proferido pelo Diretor Geral do HUGG Prof. Dr Fernando Ferry.“É fundamental que se fale em DST/Aids, das formas de prevenção e contágio, principalmente em ambiente assim, que tem um grande número de jovens. É evidente que o preconceito e a exposição ao risco vem da falta de conhecimento sobre o assunto. 

A interação entre palestrantes e platéia na abordagem desse assunto é muito importante para o sucesso da compreensão do tema”, explicou Dr. Ferry. Na oportunidade, ele também chamou a atenção dos presentes para como as drogas, noitadas e a promiscuidade sexual acabam influenciando na transmissão do HIV entre os jovens. 

Agradecendo a realização da palestra, o Major Paulo Sérgio, destacou para o grupo, a importância das informações recebidas que certamente irão ajudar nos cuidados e na exposição ao risco a que todos estamos expostos, fortalecendo a visão de que para se prevenir do HIV é importante o uso de preservativos como única forma de prevenção nas relações sexuais. A Direção do HUGG colocou a disposição de todos o Centro de Testagem e Aconselhamento  (CTA/HUGG) para a realização do  chamado “teste rápido” para detecção do vírus HIV, feito a partir de uma gota de sangue colhida do paciente. O teste é feito de forma anônima com horário agendado por telefone ou internet e o resultado sai em 15 minutos.  


Após a palestra o Administrador do MMCL, Coronel Antônio de Jesus Brum e o Major Paulo Sérgio receberam os palestrantes para um café e uma descontraída conversa onde alinhavaram formas de uma maior aproximação. 

Na oportunidade foi concedido ao Dr Fernando Ferry e ao Sr Orlando Pereira um certificado de agradecimento pela palestra de apoio aquela Unidade Militar. Os Dirigentes da SAPE e do HUGG agradeceram o convite e a oportunidade dada pelo MMCL de debater tema tão importante para a sociedade e a saúde brasileira no âmbito civil e militar.




Nenhum comentário: