sábado, 26 de outubro de 2013

Museu Militar vira parque de diversões para receber crianças atendidas pela SAPE

Rock, pula-pula, tobogã e voltinha de motocicleta embalaram a Festa do Dia das Crianças realizada pela Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée Guinle (SAPE), no último dia 19 de outubro, um sábado de sol, no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), em São Cristóvão. Um grande conjunto das 114 crianças atendidas pela SAPE (posição ago/13), compareceram ao evento acompanhadas dos responsáveis e passaram a manhã se divertindo.

Entre as nove tendas de atividades montadas no pátio do Museu, especialmente para a ocasião, a de massagens relaxantes Shantala e a oficina do sonho e desenhos foram muito concorridas. As pinturas artísticas realizadas no rosto dos pequenos pela Fada Rosa da SAPE que esse ano foi acompanhada da Fada Azul, garantiram o tom lúdico do dia, assim como as tatuagens infantis auto-adesivas feitas na tenda do jogo - bola na boca do sol promovidas pelo grupo jovem de jovens da CELPaz/IELB e a bola mania que com muita criativa produzia peças as mais diferentes possíveis.

Completando as atividades educativas e voltadas ao tema central da Festa desse ano, o SURF, que teve como mote a frase “SE A ONDA É FORTE, APRENDA A SURFAR E CURTA A VIDA!”, havia uma tenda conduzida por uma havaiana vestida a caráter, hula.hula..., que tinha um mar de livro infantis soltos no chão, sobre os quais as crianças podiam sentar, ler, pintar e levar aqueles que lhe interessavam.
“A festa é um momento de confraternização no qual conseguimos elevar a autoestima das famílias assistidas, mostrando que elas podem estar inseridas socialmente, sem nenhuma discriminação”, ressalta Orlando Pereira, presidente da SAPE, que faz um trabalho focado no atendimento de crianças nascidas no HUGG com alto risco social, priorizando os filhos de mães soropositivas.

Por volta das 11h, após a chegada ao Museu do comboio de quase uma centena de motociclistas que sempre prestigiam o evento, escoltados pelo GTM_BPCHOQUE – PMRJ  e com a atenção e apoio do grupo de motociclista do GVAC-RIO (Grupo Voluntario de Apoio Comunitário-RJ-Emergência), aconteceu outro ponto alto do evento.


A cantora Érika Martins, ex-vocalista da Penélope, iniciou um pocket show acompanhada do baterista Fred, ex-Raimundos, do baixista Kiko Ramos e do guitarrista Alê de Morais. “Já viu roqueiro acordar cedo? Só por uma boa causa”, brincou Erika, ao chegar ao museu. A cantora levou brinquedos que arrecadou em sua última festa de aniversário para presentear as crianças. Entre uma música e outra, ela convocou as crianças ao palco improvisado numa tenda e distribuiu brindes para quem dançasse melhor. “Estúpido cupido” e “A menina dança” fizeram sucesso entre o público mirim.

Ao fim da apresentação, um momento radical: as crianças subiram na garupa dos motociclistas para dar voltinhas no pátio do museu. “A festa da SAPE é o momento que meu filho mais se diverte no ano”, contou a doméstica Simone.., mãe de MV, de 9 anos, enquanto observava o menino andar de motocicleta. “Meu filho ficou muito tempo internado, já teve recaídas, já pegou tuberculose. Mas ele nunca perdeu a alegria de viver”.  

Complementando as atividades oferecidas, havia os voluntários da Embelleze cuidando da beleza das crianças e adultos, os estudantes de medicina da UNIRIO aferindo pressão e os membros da Liga Acadêmica de Primeiros Socorros (LAPS) orientando os pais sobre o que fazer em situações de emergência como “criança engasgada, queimaduras”. O Som do DJ Barulho com suas músicas contagiantes fazia com que as crianças cantassem e dançassem animadamente, estimuladas pelos palhaços da Capelania Infantil da PIBSG belamente fantasiados.


Muita comidinha, como pipoca, cachorro quente, biscoito Globo, o bolo do Presunik e farta distribuição de refrigerantes pelo Moto Sapiens MC e do sorvete do Alexis/Laliguria não faltaram para serem consumidos livremente. Com tantas opções e atrações, ninguém se preocupa com a hidratação, mas a oferta daquela água geladinha levada e distribuída pelos simpáticos aguadeiros da CEDAE não há quem resista.

A Festa foi no mesmo estilo definido desde sua criação, há 7 anos, uma grande aldeia, que não tem uma agenda programação rígida e ninguém manda em ninguém, cada voluntário conduz e mobiliza em torno de sua atividade e a gurizada fica livre para fazer e consumir o que desejar. Foi feita uma filmagem, registrando todo o desenrolar interno da Festa pelos amigos do SINTTEL e que iremos transformar em um vídeo institucional da SAPE. O sucesso e resultados da Festa Dia das Crianças não tem dono, todos são parte desse grande momento de felicidade.



Ao final da Festa, todas às crianças saíram carregadas de presentes e lembranças que ganharam de acordo com sua idade e sexo: Pequeno Vascaíno (Brindes do CRVG); Presentes da Atriz Cléo Pires, Kit pintura (Voluntária Marlyse); Kit higiene bucal (Grupo CELPaz/IELB); Livros infantis (Voluntária Andreia); Brindes (Cantora Erika Martins) e o Kit presente da SAPE.

Agradecemos a todos que colaboraram direta e indiretamente para o sucesso da Festa do Dia Crianças da SAPE 2013, seja na realização e organização de atividades, na cobertura direta de despesas como pipoqueiro, refrigerantes e cachorro quente e aos 125 amigos que fizeram a contribuição para aquisição do Kit brinquedos com depósitos de 1 (uma) até 50 (cinquenta) cotas, cujo saldo ajudou a cobrir despesas do aluguel da ambulância, das tendas, das mesas e cadeiras.

5 comentários:

Márvio C Maia disse...

Parabéns a SAPE,Pelo belo trabalho,o evento estava Fantástico, é muito gratificante ver o sorriso estampado nos rostos das crianças, Tamos Juntos!

andrea disse...

Foi incrível poder contar estórias, pintar e brincar com essas crianças maravilhosas nesse dia mágico !

Gi disse...

É um prazer poder contribuir há 5 anos com essa festa. Incrível ver a alegria dessas crianças e acompanhar o crescimento delas. Como jornalista, é um prazer promover a oficina de desenho e pintura, estimulando nelas a leitura e a escrita, que com certeza farão diferença na formação escolar. Contem sempre com a minha participação e sucesso ao Orlando e sua equipe, incansáveis na organização desta festa!

Gi disse...

Foi um prazer contribuir pelo 5 ano consecutivo nesta festa. É muito gratificante ver a alegria das crianças e acompanhar, a cada ano, o crescimento delas. Como jornalista, montar a oficina de desenho e pintura me faz acreditar que o estímulo a redação e a leitura fará com que sejam crianças mais preparadas nas escolas e também na vida, onde o importante é se comunicar bem. E parabéns ao Orlando e sua equipe, incansáveis na organização dessa festa!

Gi disse...

Foi um prazer contribuir pelo 5 ano consecutivo nesta festa. É muito gratificante ver a alegria das crianças e acompanhar, a cada ano, o crescimento delas. Como jornalista, montar a oficina de desenho e pintura me faz acreditar que o estímulo a redação e a leitura fará com que sejam crianças mais preparadas nas escolas e também na vida, onde o importante é se comunicar bem. E parabéns ao Orlando e sua equipe, incansáveis na organização dessa festa!