quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SAPE publica posição do Combate Aids no Jornal O Globo

Um brasileiro acaba de ser escolhido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para coordenar as políticas públicas da Unaids (braço da organização contra a Aids). Ele da entrevista onde afirma com otimismo que o Brasil pode ser 1º país a derrotar a AIDS Leia entrevista completa aqui.

A Direção da SAPE com base na entrevista do futuro vice-presidente da Unaids e sempre com a preocupação na questão da prevenção e da transmissão vertical dessa silenciosa doença,  coloca sua posição quanto a necessidade de atenção a esses temas. Essa posição foi espelhada no Jornal O Globo do dia 26-dez-2012 na Coluna “Dos Leitores” com o título “Combate a Aids”, assinado pelo Presidente da SAPE Orlando S Pereira.
----------------------------------------------------------------------------------------

Combate a AIDS

A entrevista do médico Luiz Lourdes, vice-diretor da Unaids, e seu otimismo em colocar o Brasil na dianteira da solução da epidemia da Aids em 15 anos nos deixam orgulhosos dos esforços até aqui empreendidos na luta contra essa silenciosa doença. È importante que hajam políticas de prevenção para redução nas infecções pediátricas por transmissão vertical. Melhores assistências ao pré-natal e parto contribuirão para a interrupção de casos evitáveis. Hoje, a feminilização da epidemia denota que o contágio heterossexual é ponto forte na transmissão. Os avanços na medicina têm aportado ganhos ao tratamento e elevado o desleixo na prevenção. A consciência da doença ainda é vaga para muitos; a resistência ao uso de preservativo, alta; e a procura testes, pequena, o que faz com que muitas vezes o diagnóstico só ocorra com a presença de doenças oportunistas, muitas irreversíveis.
Orlando S. Pereira
RIO de JANEIRO
---------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: