quinta-feira, 24 de março de 2011

SAPE participa do Simpósio sobre o racismo nos esportes

A SAPE, representada por seu Presidente, participou nessa data do “Simpósio sobre o racismo nos esportes”, promovido pelo Clube de Regatas Vasco da Gama e que contou com a presença de diversos integrantes de entidades que lutam contra este preconceito. O evento foi aberto pelo principal dirigente vascaíno Roberto Dinamite e teve palestras do presidente da Fundação Palmares e ex Ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira e faz parte das comemorações da luta contra o racismo no futebol desencadeada pelo Clube Vasco da Gama.

Inspirado no episódio ocorrido em 1924, quando o então presidente do clube CRVG, José Augusto Prestes, desistiu de se filiar à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA) pelo fato de a organização ter pedido pela retirada de 12 jogadores negros do time.

Esse assunto que se passou em 1924, mas que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania. Procurando marcar essa luta, o clube lançou uma camisa oficial representando essa história. O novo uniforme traz as inscrições “Democracia e Inclusão”, na gola, e “Respeito e Igualdade”, na altura do peito.

Segundo o Presidente do CRVG, Roberto Dinamite, o novo uniforme “Camisa Negra”, representa muito bem o Vasco, e relembra um capítulo muito emocionante na história do clube que é o ato histórico e heróico, datado de 1924 cuja iniciativa, naquele momento representou a grande luta dos guerreiros do almirante em favor da democracia e da inclusão social no futebol brasileiro, até então restrita a sua prática apenas à elite.


A decisão do Clube de Regatas Vasco da Gama naquela época em adotar uma política clara de inclusão de atletas negros, mulatos e/ou que não pertenciam à elite desafiando o sistema vigente, contribuiu decisivamente para que o futebol deixasse de ser um esporte exclusivo de descendentes de ingleses e jovens da aristocracia e brancos.


Detalhes site do CRVG

Nenhum comentário: