segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AIDS: aumenta incidência de HIV entre jovens de 17 a 20 anos, aponta Ministério da Saúde

EM RIO CLARO -SP, 50% DOS NOVOS CASOS DE AIDS NO ANO DE 2010 SÃO DE JOVENS NA FAIXA ETÁRIA DOS 17 AOS 25 ANOS

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que os jovens têm elevado conhecimento sobre prevenção da Aids, mas a tendência é de aumento de casos.

Levantamento feito com 35 mil jovens aponta que a prevalência do HIV entre jovens de 17 a 20 anos passou de 0,09% para 0,12%. Quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus (prevalência de 0,17% entre os que têm ensino fundamental incompleto e de 0,1% entre os que têm ensino fundamental completo).

Em Rio Claro, segundo Neide Heloisa Outeiro Pinto, do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites Virais, 50% dos novos casos no ano de 2010 são de jovens na faixa etária dos 17 aos 25 anos.

Apesar da grande gama de informações oferecidas a toda população rio-clarense, com trabalhos programáticos de prevenção, ações preventivas pontuais, campanhas, inclusive pelos veículos de comunicação, a realidade aponta que a incidência das DSTs tem aumentado na faixa etária dos jovens.

Um estudo feito em 2008 indica que 97% das pessoas de 15 a 24 anos sabem que o preservativo é a melhor alternativa de evitar a infecção pelo HIV, mas o uso cai à medida que a relação se torna estável.

Para mitigar este quadro, Neide conta que o município de Rio Claro tem realizado trabalhos de prevenção em escolas, empresas, testagem para diagnóstico precoce, acolhimento nas unidades de saúde, CTA e SAE, disponibilização de insumos de prevenção (preservativos), trabalhos de prevenção com insumos durante eventos comemorativos onde principalmente a população jovem se encontra.

“Durante as ações de prevenção, enfatizamos a questão da vulnerabilidade a que todos são suscetíveis, tendo em vista que o melhor método de prevenção se faz através da conscientização de cada um e o cuidado do mesmo para com sua saúde”, conclui Neide.
Com o objetivo de acabar com o preconceito e conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros de prevenção contra a Aids, o Ministério da Saúde lançou neste ano a campanha O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids. O público-alvo da campanha são jovens de 15 a 24 anos.

A campanha também quer deixar claro que qualquer pessoa pode ser infectada pelo vírus HIV, independente da aparência que tenha. Com o slogan “A Aids não tem preconceito. Você também não deve ter”, a ideia é despertar o jovem para a proximidade da doença com o mundo dele.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi comemorado em 1º de dezembro.

Referência: Ana Ligia Noale - 24/12/2010

Nenhum comentário: