quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crianças com HIV têm mais cáries

Estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ) aponta que crianças portadoras de HIV são mais sensíveis a cáries dentárias o que nos enche de satisfação, por conta do nosso Projeto Dentinho bonito, sorriso Feliz, realizado em parceria com o IMR – Dra. Márcia Romanach, que permite o tratamento dentário das crianças portadoras de HIV assistidas pela SAPE.

O trabalho foi desenvolvido por Senda Charone, pesquisadora e especialista em Odontologia em Saúde Coletiva da FO/UFRJ. Segundo ela “estudos prévios já apontavam freqüente existência de lesões bucais em pacientes pediátricos imunossuprimidos, entre elas, estomatite herpética, eritema linear gengival, hipertrofia das parótidas, úlceras aftosas e principalmente candidíase bucal. “A Cândida albicans é o agente etiológico mais freqüentemente encontrado em lesões de candidíase bucal, ocorrendo como um microrganismo comensal na cavidade bucal dos indivíduos. Entretanto, em pacientes imunocomprometidos, o microrganismo pode assumir características diferenciais de patogenicidade originando a candidíase bucal como infecção oportunista”, afirma a pesquisadora.

Senda explica também que a doença cárie ocorreu em um índice muito grande em crianças contaminadas pelo HIV, quando comparadas às não infectadas, tal ocorrência culminou na associação da levedura Cândida com a cárie, uma das bases da pesquisa. “Talvez a frequência da cárie nas crianças analisadas se explique pela dieta hipercalórica e pelo alto teor de sacarose presente nos medicamentos ingeridos pelos pacientes imunossuprimidos e por sua higiene bucal deficiente”.

Fonte: Faculdade de Odontologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nenhum comentário: