sábado, 7 de dezembro de 2019

Voluntário, seu ato solidário é impagável!



Dia Internacional do Voluntário é marcado por ações sociais da Appai

O último circuito do Rio Antigo do ano, a etapa Porto Maravilha, será na mesma data do Dia Mundial de Combate ao HIV, quando ocorrerá uma grande ação de prevenção ao vírus, que vem ano a ano aumentando e alarmando a população com índices de novos casos no Brasil.

A ação será em parceria com o CAAAIDS (Centro de Atenção e Atendimento à Aids) e a SAPE (Sociedade de Amigos da Pediatria – Hospital Universitário Gaffrée e Guinle), que alertará os participantes da corrida sobre a importância do combate à aids, com distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e lacinhos vermelhos. O objetivo é conscientizar os participantes sobre uma das doenças que mais matam no mundo.

O Brasil foi um dos primeiros países no mundo, e o único da sua dimensão populacional, a adotar a distribuição gratuita dos medicamentos para a aids no seu sistema público de saúde em 1996, promovendo com sucesso o tratamento que refletiu no aumento do tempo de vida dessa população. Apesar dos bons resultados, estudos recentes realizados pela ONU mostram que o Brasil teve um aumento de 21% em novos casos somente nos últimos 8 anos. Em números absolutos, o país, que tinha registrado 44 mil novos casos em 2010, avançou para 53 mil no último ano.

De acordo com César Nuñez, diretor-regional do Unaids, agência da ONU para a América Latina, “para alcançar um programa mais forte, acredito que o desafio do Brasil reside em adaptar uma resposta mais focada à epidemia com a introdução de abordagens inovadoras, mantendo uma plataforma sobre direitos humanos onde o estigma e a discriminação relacionados ao HIV são claramente abordados. Também será importante trabalhar ainda mais de perto com as comunidades mais afetadas pela epidemia”, ratifica.

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Leia mais aqui


Nenhum comentário: