sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dia de alegria com passeio no Jardim Botânico

A visita ao Jardim Botânico com direito a peça teatral e tour pela cidade, marcaram a manhã do dia 01 fevereiro 2013 da SAPE. Dia de atividades sócio educativas combinadas com muita alegria da criançada e seus responsáveis assistidos pela SAPE, como acontece em todos os períodos de férias escolares.

Participaram da manhã 23 crianças maiores de 6 anos inscritas em escolas de ensino regular. Recepcionados no ponto de encontro com um lanche, embarcamos em ônibus de turismo para um Tour pelo centro da cidade RJ conhecendo a Cidade Nova, a preparação do Sambódromo para o Carnaval, a Avenida Presidente Vargas com seus modernos prédios, a Praça Quinze e o Aterro. No retorno, passamos pela Lagoa Rodrigo de Freitas e o túnel Rebouças. Aqui vale um registro que nenhuma das crianças presentes haviam cruzado o túnel anteriormente.

Chegando ao Jardim Botânico, lá nos esperava Priscila Melo, Guia do Rios História que conduziu  a visita guiada. Começamos entre as palmeiras imperiais, o cartão de visita deste santuário ecológico do país, uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade. Fomos conhecer o Chafariz Central, todo em ferro maciço, fabricado na Inglaterra, sustentado por duas bacias, onde numa delas quatro figuras representam a música, a poesia, a ciência e a arte. Visitamos o Lago Frei Leandro admirando as vitórias-régias e ninféias em seu espelho d'água, decorado por uma escultura da deusa Tétis em ferro. Nas suas margens, pudemos conhecer e apreciar os exuberantes exemplares da Árvore do Viajante.
Após curtimos ao máximo o passeio, fomos para o Teatro - Espaço Tom Jobim (dentro do Jardim Botânico RJ) assistir ao espetáculo “A Viagem de Clarinha” que é um espetáculo inédito baseado na obra de Maria Clara Machado, autora que revolucionou a literatura infantil brasileira. A peça que faz parte do Projeto Tablado com Direção de Symone Strobel e Cacá Mourthé, retrata a passagem da criança para a adolescência, tema pouco abordado no cenário do teatro infantil. O espetáculo é uma aventura, com cenário dividido em 3 ambientes, dando a montagem um formato itinerante,  trazendo ao público a oportunidade de fazer a “viagem” junto com a protagonista.

Ao final da peça, depois da uma foto coletiva com todo o grupo de personagens, sentamos na grama do Jardim para a distribuição dos Kits escolares. Todas as crianças assistidas foram contempladas com um kit escolar composto de 29 itens contendo: 1 mochila; 5 cadernos pautados e 1 caderno desenho de 90 fls/A4; 1 pasta plástica; 1 Dicionário da língua portuguesa; 1 Squeeze - garrafa água SINTTEL; 1 caixa giz cera 12 unid; 1 caixa lápis de cor 12 unid; 1 pct etiqueta auto adesiva; 1 tesoura; 1 régua 20cm; 1 pote cola branca; 3 borrachas; 1 necessaire tipo  estojo; 1 apontador com caixa; 4 lápis preto; 2 canetas azuis e 2 de cor. Todo o Kit escolar,  mais uma vez, foi doados por nosso parceiro SINTTEL como nos anos anteriores e pela primeira vez, pudemos entregar nas mãos de crianças e acompanhar a alegria de receberem seu material e que certamente, servirá de incentivo ao desempenho escolar.

A manhã proporcionou muita alegria a todos os presentes como os Diretores da SAPE, voluntários e os nossos patrocinadores – APPAI e SINTTEL, assim como os nossos assistidos que avaliaram o evento com a nota de “muito bom” e destacaram o teatro e o lanche como os pontos altos e pediram para repetir a visita ao Jardim Botânico com mais tempo livre.

Para que o evento não terminasse em si, lançamos no dia, um concurso de Redação e desenho para as crianças e de fotografia para os responsáveis que participaram do evento, afim de que eles retratem o que viram e sentiram no dia e premiaremos os 1º e 2º colocados.

Todo o evento foi montado em parceria com a área de Responsabilidade Social da APPAI - Programa de Projetos e Ações Sociais através da Sheila dos Santos que patrocinou o transporte, os ingressos ao Jardim Botânico e ao teatro, o lanche de retorno e conseguiu a Guia Turístico. A logística de apoio ao transporte, a filmagem e doação dos kit´s escolares foram todos patrocinados pelos parceiros do SINTTEL.

Apoiadores do Evento:


Nenhum comentário: